É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,3m, folha decumbente com largura média de 2,6cm. Lâminas e bainhas são glabras, sem cerosidade. Os colmos são levemente arroxeados. As inflorescências são do tipo panícula, com ramificações primárias longas, e secundárias longas apenas na base. As espiguetas são arroxeadas, glabras e uniformemente distribuídas. O verticilo é glabro.
Produção
É um cultivar de porte médio, atingindo 1,30m de altura e mesmo apresentando colmos velhos, não é rejeitada pelos animais, o que normalmente acontece com touceiras de Colonião e Tobiatã. A produção forrageira deste acesso foi de 133t/ha/ano de matéria verde e 26 t/ha/ano de matéria seca foliar, chegando a produzir três vezes mais que o "Colonião" na seca (10,5% da produção anual). Sua produção no nível baixo de fertilidade do solo correspondeu a 80% do nível alto. A planta apresentou durante o experimento 80% de folhas no ano, 82,7% na seca e 12,7% e 9,1% de proteína bruta nas folhas e colmos, respectivamente.
Resistência
O Tanzânia-I é uma planta exigente em fósforo (P) e potássio (K), principalmente na fase de implantação. Por ser planta exigente em fertilidade, recomendamos o monitoramento da fertilidade através de análise, principalmente a aplicação de nitrogênio em cobertura para manutenção da produtividade forrageira. Em experimento de três anos de pastejo, ela foi superior aos cultivares Tobiatã e Colonião, tanto em ganho por animal quanto em ganho por área. O ganho diário por cabeça foi, em média, 720 g nas águas e 240 g na seca.- Nome cientifico: Panicum Maximum cv. Tanzânia
- Fertilidade do solo: média, alta
- Forma de crescimento: touceira
- Altura: 1,50m
- Utilização: pastoreio direto, fenação
- Digestibilidade: excelente
- Palatabilidade: excelente
- Precipitação pluviométrica: acima de 800mm anuais
- Tolerância à seca: média
- Tolerância ao frio: média
- Teor de proteína da matéria seca: 10 a 16%
- Consorciação: Estilosantes Campo Grande
- Profundida da semeadura: 1 a 2cm
- Ciclo vegetativo: perene
- Produção de forragem: 20 a 28 ton. ms/ha/ano
- Cigarrinhas das pastagens: tolerante
- Pontos de vc/ha: 300-450
- Equinos
- Gado de Corte
- Gado de Leite
- Ovinos