Brachiaria Decumbens CV Basilisk
2-3 Days
- Modelo: Brachiaria Decumbens CV Basilisk
Gramínea de hábito decumbente, bastante enfolhada, formando denso relvado de até 1metro de altura. Folhas muito pubescentes e inflorescência racimosas contendo racemos com fila dupla de sementes também pubescentes, ráquilas em ziguezague e finas. As plantas são robustas, geniculada em alguns nós inferiores e pouco radicante. Os rizomas apresentam-se na forma de pequenos nódulos e emitem grande quantidade de estolões, bem enraizados e com pontos de crescimento protegidos (rizomas e gemas axilares).
Indicação
A sua difusão deu-se de forma acentuada, devido à boa produção e germinação de suas sementes, a alta produtividade em solos ácidos e de baixa fertilidade, com ótima adaptação a solos de cerrado, alta agressividade na competição com a vegetação nativa, elevada disseminação pela semeadura natural, formação de populações exclusivas, dispensando roçadas freqüentes e elevada persistência. Nas áreas cultivadas é considerada uma invasora de difícil controle.
Resistência
A Brachiaria Decumbens recupera-se rapidamente após o pastejo e a queimada, além de apresentar boa tolerância ao sombreamento. Mesmo com boa tolerância a solos ácidos, responde bem a adubação e tem alto potencial produtivo em solos férteis. Não tolera solos inundados e é suscetível a cigarrinha-das-pastagens (Deois flavopicta e Zulia entreriana). Cresce bem no verão, porém tem sua produção afetada por baixas temperaturas, sofrendo bastante com geadas. A cobertura do solo é rápida, quando se utiliza uma boa densidade de semeadura. Esta característica permite uma boa proteção contra erosões do solo, sendo este material recomendado para áreas de declive acentuado. Esta espécie pode ser utilizada em pastejo direto pelos animais, servindo-se também para confecção de silagem e fenação. Bovinos em regime de engorda e cria conseguem boa produtividade neste pasto. Não recomendamos para eqüinos, ovinos e caprinos.
Contenção de Área
Muito usada em contenção de taludes, margem de asfalto, aterros, barragens e etc.
- Nome cientifico: Brachiaria decumbens cv. Basilisk
- Fertilidade do solo: baixa, média
- Forma de crescimento: estolonífero geniculado
- Altura: 0,6 a 1,0m
- Utilização: pastoreio direto, fenação
- Digestibilidade: boa
- Palatabilidade: boa
- Precipitação pluviométrica: acima de 800mm anuais
- Tolerância à seca: média
- Tolerância ao frio: média
- Teor de proteína da matéria seca: 6 a 10%
- Consorciação: Estilosantes Campo Grande
- Profundida da semeadura: 2 a 4cm
- Ciclo vegetativo: perene
- Produção de forragem: 8 a 12 ton. ms/ha/ano
- Cigarrinhas das pastagens: suscetível
- Pontos de vc/ha: 350-550
- Contenção de Área
- Gado de Corte
- Gado de Leite